8 de mai. de 2015

20 NOVEMBRO - FERIADO NACIONAL EM HOMENAGEM A ZUMBI DOS PALMARES



Excelentíssima senhora Presidenta da República 
Dilma Rousseff 


Ex.a senhora Secretaria de Politica e Promoção da Igualdade Racial 
Nilma Lino Gomes 



20 de Novembro 

Feriado Nacional da Consciência

 Negra: 


FERIADO NACIONAL EM

 HOMENAGEM A


 ZUMBI DOS PALMARES



     O dia 20 de Novembro como data Histórica 
do povo negro foi lançado no ano de 1971 pelo Grupo Palmares, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. 



    No ano de 1978, o Movimento Negro Contra a Discriminação Racial (MNCDR), mais tarde batizado de Movimento Negro Unificado (M.N.U), incorporou o 20 de Novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. 



  De acordo com o último censo do IBGE a população afrodescendente representa cerca de 51% da população brasileira. Esta população negra, desde o ano de 1530, quando aqui chegou escravizada como prisioneira da guerra genocida européia contra o continente africano, construiu com suor, sangue e muita dor, mas também com rebeliões e revoltas neste País continental. 

    Num País multirracial e multicultural temos vários feriados cívicos e religiosos, mas nenhum feriado Nacional que homenageie o povo negro. 

      Apesar de a data ser feriado oficial em 1046 municípios dos 5.570 espalhados pelo Brasil afora, a luta pela conscientização e reconhecimento da História dos Negros que constroem e construíram todo o Brasil com contribuições comprovadas em todos os seguimentos da sociedade brasileira, como língua, cultura, história, arquitetura, literatura, culinária, conhecimento do uso das floras medicinais, religioso, social etc, a exemplo dos dias atuais. 


     Nós do Movimento Negro Unificado, M.N.U, acreditamos que desde a farsa histórica envolvendo a abolição da escravatura até o genocídio que assola os Jovens Negros brasileiros desde sempre, passando pelas condições sociais que o povo negro brasileiro foi condenado a viver em situações degradantes pelo Brasil, estamos convicto que o Estado brasileiro tem responsabilidade, que o atual Governo democrático e popular pode reparar.



   Por todo o exposto, conclamamos o povo brasileiro e reivindicamos que seja decretado o dia 20 de Novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, conforme lei 12.519/11, em feriado para todos os brasileiros. Um Feriado NACIONAL, simbolizando uma data de luta e resistência em homenagem ao Herói Nacional Zumbi dos Palmares, e a nossa Heroína Dandara e todos os heróis e heroínas negros. 


VIVA ZUMBI! 

VIVA DANDARA ! 


Marcelo Dias 
Coordenador Nacional de Comunicação do Movimento Negro Unificado. 

Délio Martins de Oliveira
 

GT Comunicação 
http://mnurio.blogspot.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindx ao MNU. Comente nos post e deixe suas idéias e contribuições