21 de mar. de 2014

RACISMO É CRIME REAJA A VIOLÊNCIA RACIAL



RACISMO É CRIME 


REAJA À VIOLÊNCIA RACIAL


Com a presença de oito membros da Comissão da Igualdade Racial -OAB/RJ,  (Marcelo Dias, Dra. Sandra Machado , Dr. Rogério Gomes , Dr. Tito Mineiro , Dr. Délio Martins de Oliveira , Dra. Roselene Sérgio , Dra.Berenice Aguiar e Dr. Bruno Alves) e 16 convidados entre eles: 

O ator Vinício Romão e seu pai Jair Romão; o Sr. José Menezes - pai do jovem negro Hércules preso há 71 dias por um crime que afirma que não cometeu, o jovem é trabalhador , primário e tem residência fixa; e a jovem Empresária Nina.

A CIR/OAB-RJ realizou um longo debate em torno do assunto Racismo e Violência contra a juventude negra em particular, e a comunidade negra, em nosso Estado e no país.

Ouvimos emocionados e revoltados os relatos do jovem Vinício Romão que ficou 16 dias preso inocentemente por um erro grave no reconhecimento em sede policial.

Ouvimos o relato do Sr, José Menezes , pai do jovem Hércules , que se encontra recluso há 71 dias e afirma que seu filho é inocente e trabalhador , sendo o reconhecimento feito por foto no FACEBOOK  na delegacia.

Ouvimos o relato da jovem Empresaria Nina que foi impedida de adentrar no banco Itaú Personalite  em razão da sua cor negra. Teve seu caso registrado como constrangimento ilegal, apesar da intervenção de membro da CIR/OAB cobrando que o fato fosse registrado como crime racial.

Ouvimos o relato do caso Thayna , que foi discriminada racialmente no Shopping Plaza de Niterói através de funcionário do ponto Frio.

Apesar da ausência de familiares  da Sra, Cláudia Ferreira , a mulher negra , que teve sua dignidade humana negada , arrastada depois de baleada , por cerca de 250 mts , em uma brutalidade policial cujo resultado foi a destruição de uma família negra.

Após três horas debatendo deliberamos que:

1- Expedir nota de repúdio as diversas manifestações de racismo vivenciadas recentemente em nosso estado.

2- Oficiar o Comando Geral da Policia Militar e a chefia da Policia Civil quanto as barbáries que vem sendo cometidas contra a população negra em nosso estado.

3- Diligenciar em sede policial - e ou - judicial o caso Hércules e Douglas.

4- Oficiar a delegacia de policia para prestar informação acerca da  tipificação do caso Nina.

5- Oficiar o banco Itaú Personalite quanto a conduta dos seus prepostos.

6- Participarmos da Audiência Pública na Alerj no dia 31/03 as 17h .
Tema : Racismo e Violência no ERJ.

7- Realizarmos um evento na OAB sobre o Sistema Prisional e o Extermínio da Juventude Negra.

8- Realizarmos ATO de DESAGRAVO as famílias negras Vitimas de Racismo e Violência.

Data : 8 de abril as 18h na OAB.
Tema : Vítimas de Violência Racial no ERJ e no Brasil.

9- Propomos ao movimento social negro e aos lutadores anti racistas realizarmos um grande evento contra o Racismo e a Violência no início do mês de maio no CAIS do VALONGO.

MARCELO DIAS
Presidente da Comissão de Igualdade Racial - CIR/OAB-RJ
EMAIL: mzahradias@yahoo.com.br

21 de Março 

DIA INTERNACIAL PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL




















Délio Martins - Militante - MNU/RJ/Membro CIR
http://mnurio.blogspot.com.br/2014/03/racismo-e-crime-reaja-violencia-racial.html





Um comentário:

  1. CARLOS DE ASSUMPÇÃO – O maior poeta negro da historia do Brasil autor do poema o PROTESTO Hino Nacional da luta da Consciência Negra Afro-brasileira, em celebração completou 87 anos de vida. CARLOS DE ASSUMPÇÃO nasceu 23 de maio de 1927 em Tiete-SP na sexta feira passada completou 87 anos de vida com sua família, amigos e nós da ORGANIZAÇÃO NEGRA NACIONAL QUILOMBO O. N. N. Q. FUNDADO 20/11/1970 (E diversas entidades e admiradores parabenizam o aniversario de 87 anos do mestre poeta negro Carlos Assumpção) tivemos a honra orgulho e satisfação de ligar para a histórica pessoa desejando felicidades, saúde e agradecer a Carlos de Assunpção pela sua obra gigante, em especial o poema o Protesto que para muitos é o maior e o mais significante poema dos afros brasileiros o Hino Nacional dos negros. “O Protesto” é o poema mais emblemático dos Afros Brasileiros e uns das América Negra, a escravidão em sua dor e as cicatrizes contemporâneas da inconsciência pragmática da alta sociedade permanente perversa no Poema “O Protesto” foi lançado 1958, na alegria do Brasil campeão de futebol, mas havia impropriedades e povo brasileiro era mal condicionado e hoje na Copa Mundial de Futebol no Brasil 2014 o poema “O Protesto” de Carlos de Assunpção está mais vivo com o povo na revolução para (Queda da Bas. Brasil.tilha) as manifestações reivindicatórias por justiça social econômica do povo brasileiro que desperta na reflexão do vivo protesto.
    O mestre Milton Santos dizia os versos do Protesto e o discurso de Martin Luther King, Jr. em Washington, D.C., a capital dos Estados Unidos da América, em 28 de Agosto de 1963, após a Marcha para Washington. «I have a Dream» (Eu tenho um sonho) foram os dois maiores clamores pela liberdade, direitos, paz e justiça dos afros americanos. São centenas de jornalistas, críticos e intelectuais do Brasil e de todo mundo que elogia a (O Protesto) (Manifestação que é negra essência poderosa na transformação dos ideais do povo) obra enaltece com eloquência o divisor de águas inquestionável do racismo e cordialidade vigente do Brasil Mas a ditadura e o monopólio da mídia e manipulação das elites que dominam o Brasil censuram o poema Protesto de Carlos de Assunpção que é nosso protesto histórico e renasce e manifesta e congregam os negros e todos os oprimidos, injustiçados desta nação que faz a Copa do Mundo gastando bilhões para uma ilusão de um mês que poderá ser triste ou alegre para o povo brasileiro este mesmo que às vezes não tem ou economiza centavos para as necessidades básicas e até para sua sobrevivência e dos seus. No Brasil.



    Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 –quilombonnq@bol.com.br

    ResponderExcluir

Seja Bem vindx ao MNU. Comente nos post e deixe suas idéias e contribuições