12 de nov. de 2011

Expressão Nacional debate os 10 anos das cotas raciais



Debate sobre grandes temas da agenda nacional, com deputados e representantes do Governo e da sociedade civil.

O Ensino superior ainda é privilégio para poucos brasileiros. Entre os negros, o acesso à universidade é ainda mais difícil. Dados do IBGE de 2010 indicam que enquanto 15% da população branca tem Ensino Superior completo, somente 5% da população negra consegue terminar um curso universitário. Para contornar essa desigualdade, em 2001 o Rio de Janeiro foi o primeiro estado brasileiro a garantir reserva de vagas para vestibulandos negros nas universidades estaduais. Hoje chega a 158 o número de instituições públicas de ensino superior que adotam algum tipo de cota em seus processos seletivos e destas, 89 implantaram a política de cotas para negros.
Mas mesmo em um país com maioria de cidadãos pardos ou negros, o sistema de cotas raciais ainda não é consenso. Em 2010 foi sancionado o Estatuto da Igualdade Racial, que não fala diretamente da adoção das cotas. A favor das cotas, levantamentos feitos pelo Ipea, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e por organizações do movimento negro afirmam que o desempenho dos alunos cotistas tem surpreendido e em alguns casos chega a ser melhor do que a performance de alunos não cotistas.
Passados os dez primeiros anos das cotas, esse modelo ainda é o mais eficaz para diminuir as diferenças de oportunidades entre brasileiros negros e brancos?



Esta mensagem foi enviada por seu(a) amigo(a) (mnu.cidade.rj@gmail.com)

http://www2.camara.gov.br/tv/materias/EXPRESSAO-NACIONAL/204934-EXPRESSAO-NACIONAL-DEBATE-OS-10-ANOS-DAS-COTAS-RACIAIS-(BL.1).html

Matéria: Expressão Nacional debate os 10 anos das cotas raciais (bl.1)
COMENTÁRIO DO(A) SEU(A) AMIGO(A):
Vídeo Expressão Nacional debate os 10 anos das cotas raciais.

E-MAIL INFORMADO: mnu.cidade.rj@gmail.com
-------------------------------------------------------------
TV CÂMARA (
tvcamara@camara.gov.br)http://www.tv.camara.gov.br
Telefone: (61) 3216.1602 - Fax: (61) 3216.1609

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindx ao MNU. Comente nos post e deixe suas idéias e contribuições